Austrália, Morando na Gringa

Em qual cidade morar na Austrália

Que a Austrália é um país incrível todo mundo sabe. Mas o seu estilo de vida aqui vai depender muito da cidade que você vai escolher para viver. Quer uma ajuda pra tomar essa decisão?

Tomar a decisão de sair do Brasil para ter uma experiência fora já é difícil. Escolher o país e a cidade então pior ainda né?

Praia, calor, surf, frio, neve, vida noturna, paz… A Austrália tem tudo isso. São tantas opções que fica difícil escolher em qual cidade morar não é mesmo? Não é só o estilo de cada uma que conta… Precisamos pensar em tudo: Moradia, transporte, empregos, clima…

Tem gente que já sabe bem onde quer morar e já tem essa idéia fixa há um bom tempo. Mas em alguns casos essa decisão não é tão simples. Tenho que confessar que no nosso caso não foi assim tão fácil. Tínhamos em mente uma coisa e acabamos fazendo outra totalmente diferente (hahaha), mas com certeza foi a decisão certa.

Critérios de Escolha

A Austrália tem opções para todos os gostos. A primeira coisa que você precisa decidir é se quer morar em cidade com praia ou sem praia. O clima é importante também. Se você gosta de calor, tem várias opções. Se prefere um friozinho, tem opção também. Essa escolha é muito importante porque já elimina algumas cidades dependendo do que mais gostar.

O custo de vida é pra se pensar. Dependendo da cidade que você escolher, seu custo de vida pode ser muito mais caro que outros lugares. Vida noturna e baladas também são critérios importantes, afinal se você gosta de balada e agito, morar em cidade pequena não dá certo.

Outro ponto importante a ser considerado é o seu objetivo. Caso você queria fazer um intercâmbio para viver essa experiência, aprender o inglês e depois voltar para o Brasil, qualquer cidade escolhida será uma boa escolha, mas caso você tenha planos para imigrar e buscar seu visto de residência permanente o ideal é procurar cidades em áreas Regionais, que são áreas menos populosas e onde o governo tem o interesse de crescimento. Nessas áreas existem alguns incentivos para quem vai tentar o visto de residência, o que vai facilitar muito a sua vida caso esse seja o seu objetivo. 


Pensando nisso, resolvemos fazer um resumo das principais cidades da Austrália para ajudar os indecisos nessa dura tarefa. Se alguém tiver indeciso aqui, até o final desse post não vai estar mais! (rsrs)

Sydney

A maior cidade da Austrália. Capital financeira e de negócios do país. Mais de 4 milhões de habitantes. Praia, agito, cidade grande, várias culturas…. fica difícil definir Sydney em poucas palavras.

Bom, se você gosta de cidade grande com praia, Sydney é a sua escolhida. A cidade tem muita opção de entretenimento, balada, restaurantes, vida noturna… com um plus que são as praias maravilhosas da cidade. Bondi Beach, Manly e Dee Why são as principais.

  • Clima: O clima é bem agradável. O verão é quente e úmido, e o inverno um friozinho gostoso. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A temperatura média no verão é de 26 graus, e no inverno 16 grau
  • Localização: A cidade é a capital do Estado de New South Wales e fica entre outras duas cidades grandes do país. (Brisbane e Melbourne). Por isso, é de fácil acesso para vários lugares. Ao sul de Sydney fica uma das costas mais bonitas da Austrália, com praias lindas e paisagens de tirar o fôlego.
  • Custo de vida: Um dos lados negativos de Sydney é o custo de vida. Em média, a cidade tem o custo de vida mais alto da Austrália. Dependendo do lugar que você escolher pra morar, o aluguel chega a ser o dobro do valor que você pagaria em outras cidades.
  • Transporte público: Funciona perfeitamente bem. O sistema integra ônibus, trem e ferry e é bem parecido com todas as cidades aqui na Austrália: Você carrega o seu cartão com dinheiro e utiliza nos meios de transporte que irá utilizar. Eles saem no horário certinho e tem muitas linhas, até nos locais mais distantes. Nota 10!
  • Oportunidade de trabalho: Muitas, e dos mais diversos tipos. Sydney é considerada a capital financeira e de negócios do país. As principais empresas estão instaladas lá e para quem quer perseguir uma carreira no mundo corporativo, Sydney é a melhor opção. Além disso, a cidade possui milhares de restaurantes e hotéis, que abre espaço para empregos na área de hospitalidade também. Trabalho na área de construção também tem bastante, já que a cidade é maior e mais desenvolvida. O ponto negativo nesse quesito é a concorrência pra emprego. Como Sydney é a maior cidade da Austrália, a concorrência acaba sendo maior também.
  • Oportunidades para Imigração:  Recentemente o governo Australiano lançou uma campanha de crescimento para áreas menos populosas da Austrália. Eles tem interesse em voltar a imigração para áreas Regionais, deixando cidades grandes como Sydney em segundo plano nesse primeiro momento. Isso não significa que não existe chance de imigrar para grandes cidades, mas as chances são menores e o número de vistos concedidos para os grandes centros vem diminuindo a cada ano.
Sydney Harbour

Melbourne

Melbourne é a capital do Estado de Victoria e se localiza mais ao sul do País. É a capital cultural da Austrália e foi considerada a melhor cidade para se viver no mundo por diversas vezes! É a segunda cidade mais populosa do país. Por essas e outras razões que, para os amantes de cidade grande, Melbourne é a melhor opção.

Melbourne tem praia também, mas não são tão paradisíacas quanto as da sua irmã Sydney, e o clima de Melbourne também não colabora muito para uma vida praiana.. rsrs

  • Clima: Um dos pontos negativos de Melbourne e consegue deixar qualquer um maluco da cabeça. A cidade é famosa por ter em um único dia, as quarto estações do ano… Faz um calor louco, depois começa a chover, depois esfria pra caramba e por aí vai… Os moradores nunca sabem com que roupa devem sair pra trabalhar de manhã, porque São Pedro não foi muito generoso com essa cidade não… rsrs. No geral, Melbourne é mais fria do que as outras cidades grandes da Austrália mas no verão as temperaturas chegam a atingir mais de 35°C. A temperatura média é de 28 °C no verão e de 12 °C no inverno. As chuvas são mais intensas de Maio a Outubro.
  • Localização: A cidade é a capital do Estado de Victoria e se localiza mais ao sul do País, pertinho da Tasmânia. Os Doze Apóstolos, um dos pontos turísticos mais icônicos da Austrália, fica somente a 2 horinhas de carro da cidade.
  • Custo de vida: O custo de vida em Melbourne só não é maior que o custo de vida em Sydney. Por ser uma grande cidade é natural que se gaste mais dinheiro pra viver lá.
  • Transporte público: Melbourne tem um dos melhores transportes públicos do MUNDO! Simmmm do mundo. São muitas opções, desde metrô, trem, ônibus, uma rota exclusiva para o aeroporto e os famosos bondinhos elétricos. É a maior frota de bondinhos elétricos do mundo…. e não para por aí, os bondinhos que transitam pelo centro da cidade são gratuitos…. Nota 1000 pro transporte público de Melbourne!! Funciona perfeitamente, no horário e também opera com o sistema de cartões, assim como em todas as regiões do país.
  • Oportunidade de trabalho: Muitas, e dos mais diversos tipos. Assim como Sydney, Melbourne tem bastante variedade em empregos. Além disso, a cidade possui milhares de restaurantes e hotéis, que abre espaço para empregos na área de hospitalidade também. Mas, assim como Sydney, a concorrência também é maior do que outras cidades menores.
  • Oportunidades para Imigração:  Recentemente o governo Australiano lançou uma campanha de crescimento para áreas menos populosas da Austrália. Eles tem interesse em voltar a imigração para áreas Regionais, deixando cidades grandes como Melbourne em segundo plano nesse primeiro momento. Isso não significa que não existe chance de imigrar para grandes cidades, mas as chances são menores e o número de vistos concedidos para os grandes centros vem diminuindo a cada ano.
Os Doze Apóstolos na Great Ocean Road

Brisbane

Brisbane é a capital do Estado de Queensland. É a terceira maior região metropolitana da Austrália. É uma cidade com pouco mais de 2 milhões de habitantes, tem tudo que as outras cidades maiores tem, mas tem um ar de cidade grande do interior do Brasil. É bem mais tranquila do que Sydney e Melbourne, mas mesmo assim é bem agitada. Costumo dizer que o único defeito de Brisbane é não ter praia… Fizemos um post especial sobre Brisbane, com os principais pontos turísticos e atrações da cidade. Confira aqui.

  • Clima: Gosta de calor? Então Brisbane é pra você! Queensland é mais quente do que NSW e VIC. A umidade aqui também é grande, e durante o verão a gente quase derrete.. hahaha… Mas no Inverno já da pra pegar um friozinho gostoso. No verão as temperaturas ficam em torno de 30 °C. A cidade enfrenta suas chuvas mais intensas nessa época.  O clima no inverno é geralmente seco e ameno. A maioria dos dias de inverno são ensolarados, com temperaturas médias de cerca de 17 °C.
  • Localização: A cidade é a capital do Estado de Queensland e se localiza na costa leste do país, bem ao sul do estado. Fica entre Sunshine Coast e Gold Coast. Então, mesmo não tendo praia em si, nada que uma horinha de carro não resolva né? rsrs
  • Custo de vida: O custo de vida em Brisbane no geral é o mais baixo entre as grandes metrópoles da Austrália. É uma grande vantagem em relação a Sydney e Melbourne. Muitas pessoas que gostam de morar em grandes cidades acabam escolhendo Brisbane devido ao custo de vida e é sim um grande motivo para morar lá. Só não ganha do custo de vida das cidade em áreas regionais, mas morar em uma cidade com a estrutura que Brisbane tem, é um ótimo custo benefício.
  • Transporte público: O transporte público nas grandes cidades é, no geral, muito bom. Brisbane não é diferente, mas não ganha de Melbourne. Trens, ônibus, metrô e ferry pelo rio compõe a rede de transporte e assim como nas outras cidades, é operado através dos cartões. Os ônibus passam sempre na hora, São bem novinhos, confortáveis e com ar condicionado (o que é essencial no verão de Queensland rs) Funciona bem. Nota 9!
  • Oportunidade de trabalho: Oportunidades variadas em todas as áreas, desde áreas mais específicas e técnicas até área de hospitalidade e labour. Mas, assim como as outras cidades grandes, a concorrência é maior.
  • Oportunidades para Imigração:  Recentemente o governo Australiano lançou uma campanha de crescimento para áreas menos populosas da Austrália. Eles tem interesse em voltar a imigração para áreas Regionais, deixando cidades grandes como Brisbane em segundo plano nesse primeiro momento. Isso não significa que não existe chance de imigrar para grandes cidades, mas as chances são menores e o número de vistos concedidos para os grandes centros vem diminuindo a cada ano.
Story Bridge em Brisbane

Gold Coast

Quem aí nunca ouvi falar dessa cidade hein gente? Gold Coast é a queridinha dos brasileiros aqui na Austrália. Também, possui praias maravilhosas, uma cidade bem desenvolvida, vida noturna agitada e oportunidades de emprego principalmente na área de hospitalidade. Pra quem gosta de surf então nem se fala! A cidade é palco do campeonato mundial de surf e recebe anualmente estrelas como Kelly Slater e Gabriel Medina. Surfers Paradise é bem o que o nome diz… A praia paraíso dos surfistas hehehe.

  • Clima: Clima subtropical com verões quentes  e úmidos e invernos mais amenos. A temperatura é bem semelhante a de Brisbane devido a sua proximidade, mas como a cidade tem praia, os ventos do oceano acabam deixando algumas regiões mais frescas do que Brisbane. Média no Verão de 30 graus e no Inverno 16 graus.
  • Localização: A cidade está localizada quase que na divisa dos Estados de Queensland e New South Wales. Fica perto de Brisbane, perto de Byron Bay (um paraíso de lugar!!!)… e possui seu próprio aeroporto.
  • Custo de vida: Custo de vida menor do que Brisbane e menor do que as cidades maiores do país. Posso dizer que o custo benefício de morar em Gold Coast é sensacional, porque a cidade é lotada de praias e não é tão cara quanto Sydney pra morar pertinho de alguma delas.
  • Transporte público: O transporte público no geral em Gold é mais, digamos assim, “normal”. Não tem nada extraordinário como o de Melbourne, mas também, não deixa a desejar. Trams e ônibus compõe a rede de transporte e em Gold Coast e assim como nas outras cidades é operado através dos cartões. Os ônibus passam sempre na hora, São bem novinhos, confortáveis e com ar condicionado, que é essencial para o verão de Queensland. Nota 9!
  • Oportunidade de trabalho: Como se trata de uma região mais turística, Gold Coast tem mais oportunidades na área de hospitalidade. É uma região muito procurada para intercâmbio, então a concorrência acaba sendo maior também. Mas assim como em Brisbane, nada como um pouco de determinação e qualificação pra ajudar nessa parte. Construção civil também é forte.
  • Oportunidades para Imigração:  Recentemente o governo Australiano lançou uma campanha de crescimento para áreas menos populosas da Austrália. Eles tem interesse em voltar a imigração para áreas Regionais, deixando cidades grandes como Brisbane em segundo plano nesse primeiro momento. Isso não significa que não existe chance de imigrar para grandes cidades, mas as chances são menores e o número de vistos concedidos para os grandes centros vem diminuindo a cada ano.
Burleigh Heads e sua vista linda pra Surfers Paradise em Gold Coast

Sunshine Coast

Sunny Coast é uma região bem grande composta por várias pequenas cidades, subúrbios e condados e que possui apenas 300 mil habitantes. Isso significa que a maioria do território de Sunshine não é habitado. É uma região onde o contato com a natureza é constante, sem falar nas praias paradisíacas dessa costa. Se você está a procura de um lugar tranquilo e paradisíaco, esse é o lugar para você. Uma das vantagens de Sunny Coast é que essa região é considerada uma área Regional da Austrália, que são regiões de baixa população e menor estrutura, mas que possuem bons incentivos para a imigração.

  • Clima: Clima ensolarado, quente e úmido na maior parte do ano. Durante o inverno chega a fazer um friozinho mas não dura muito tempo. Sol.. muito sol!! Bem como o nome diz…. Temperaturas médias no verão de 31 graus e no inverno 20 graus. Chove mais no verão do que no inverno. Os meses mais quentes são Janeiro e Fevereiro e a época de chuva vai de Fevereiro até Maio.
  • Localização: Sunshine Coast fica ao norte de Brisbane, mais ou menos 1:30h de carro dependendo do lugar. Isso é bom pois quando você precisar de mais estrutura e de uma cidade maior, em menos de 2 horas você já chega. Sunshine tem seu próprio Aeroporto para vôos domésticos o que é muito bom.
  • Custo de vida: Custo de vida menor do que Brisbane e menor do que as cidades maiores do país. Como a região é totalmente voltada para o turismo, a cidade é bem sazonal. Então, tudo fica mais caro nas temporadas (verão por exemplo) e tudo fica mais barato fora de temporada. Acomodação por exemplo. Mas o custo de vida é relativamente menor do que nas outras regiões.
  • Transporte público: O transporte público de uma maneira geral funciona. ônibus é a principal forma de locomoção e a região conta com uma estação de trem que leva até Brisbane. Não é tão bom quanto nas grandes cidades e como a região é bem grande, o tempo de locomoção entre as cidades acaba sendo mais alto. O ideal é ter um carro. Assim você não perde tanto tempo pra chegar nos lugares.
  • Oportunidade de trabalho: Como se trata de uma região mais turística, Sunshine Coast tem mais oportunidades na área de hospitalidade. Por isso mesmo existe uma sazonalidade, ou seja, durante o verão as ofertas de emprego aumentam e no inverno as chances diminuem um pouco. Por outro lado, se você tem uma boa qualificação, a mão de obra aqui é mais fraca devido ao tamanho da cidade, então pode ser uma boa oportunidade para você se destacar no mercado de trabalho.
  • Oportunidades de Imigração: Sunshine Coast é uma área regional, que naturalmente possui incentivos diferenciados para imigração. As oportunidades são variadas, principalmente na área de hospitalidade, que é o forte da região.
Noosa Main Beach, a praia mais famosa de Sunshine Coast

Adelaide

Adelaide é a cidade queridinha do momento. Isso porque ela é a maior cidade que é considerada Área Regional e o governo da Austrália está investindo bastante no crescimento da região. Um lugar incrível que tivemos o prazer de conhecer recentemente. Adelaide é a mistura de cidade grande com praia, montanhas, vinícolas e um cenário cultural incrível. Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália com 1.4 milhões de habitantes e se localiza no Estado de South Australia.

  • Clima: O clima de Adelaide pode ser considerado o seu ponto fraco. A cidade possui as estações do ano bem definidas e temperaturas extremas. Faz muito frio no inverno, com muita chuva e vento e durante o verão faz um calor quase que insuportável. O clima é predominante seco durante o ano todo, o que piora um pouco a sensação de calor. As temperaturas médias no inverno ficam por volta de 5 a 15 graus e no verão 20 até 33 (podendo chegar até 45! aconteceu isso esse ano!)
  • Localização: Adelaide se localiza no sul da Austrália e fica um pouco distante dos grandes centros. A região em volta é de belezas incríveis e inexploradas, o que é muito legal pra fazer uma viagem estilo Road Trip pra explorar todos os lugares.
  • Custo de Vida: O custo de vida em Adelaide é muito atrativo. A cidade possui o menor custo de vida entre os grandes centros. O aluguel é super acessível e fica ainda mais barato se você se afastar do centro da cidade e morar nos subúrbios.
  • Transporte Público: O transporte público funciona muito bem e conta com trens, ônibus e trams. Assim como nas outras cidades, a rede de transporte é operada através de cartões e os estudantes possuem vários benefícios, entre eles pagar somente $49 por mês e usar o transporte ilimitado. Os Trams, que são os famosos bondinhos, ligam o centro da cidade até Glenelg. Dentro de algumas áreas você pode pegar o bondinho de graça. (Dentro da cidade e dentro de Glenelg)
  • Oportunidade de Trabalho: Adelaide é uma cidade grande com oportunidades em várias áreas de trabalho. Desde empregos em grandes empresas até empregos na área de hospitalidade. Uma área muito forte por lá é a área de vinhos, já que a região é a maior produtora de vinhos do país.
  • Oportunidades para imigração: Adelaide atualmente possui um programa de imigração muito atrativo. Isso porque o Estado de South Australia tem um plano de crescimento a longo prazo e vai precisar de mão de obra qualificada para ajudar a região a crescer. Adelaide é a maior cidade que compõe as áreas regionais do País. O local possui muitas oportunidades para imigração e vistos de trabalho.
O centro da cidade de Adelaide

Perth

Perth fica localizada no Estado de Western Australia e é a única cidade que ainda não conhecemos de todas essas que citamos acima. Apesar de nunca ter ido até lá, sabemos que a cidade é incrível, tem um clima maravilhoso e tem muita oportunidade boa!

  • Clima: O clima de Perth é muito agradável o ano todo. Estações do ano bem definidas e um clima mais temperado. Verão com temperaturas quentes mas não extremas, assim como o inverno com temperauras frias mas também não muito extremas. O sol esta presente quase que durante o ano inteiro. As temperaturas médias no verão ficam em torno de 20 a 32 graus e no inverno por volta de 10 a 22 graus.
  • Localização: Perth é considerada a grande cidade mais isolada do mundo. Isso porque a cidade grande mais próxima dela é Adelaide, que fica a mais de 1.000km de distância. Já dá pra perceber que é Perth e mais um monte de nada em volta né? rs
  • Custo de vida: Talvez por causa disso, o custo de vida em Perth é muito atrativo. É uma grande cidade com muita estrutura e um custo de vida bem mais em conta do que o das suas irmãs maiores.
  • Transporte público: Funciona muito bem em toda a região. A rede possui ônibus, trens, ferrys e balsas. Todo o sistema é integrado através do cartão.
  • Oportunidade de Trabalho: Perth tem bastante oportunidade de trabalho em várias áreas. Por se tratar de cidade grande, os empregos vão desde áreas específicas como engenharia e TI até empregos na área de hospitalidade como bares, restaurantes e hotéis.
  • Oportunidade para Imigração: Perth deixou de ser considerada uma área regional em 2017, mas ainda existem bons caminhos para imigrar. O Estado de WA tem um plano muito legal para quem vai fazer mestrado ou MBA. O estudante possui incentivos na hora de imigrar e facilidades para levar a família com ele. Já fizemos um vídeo no canal falando sobre isso! Confira aqui.
Saiba um pouco mais sobre as cidades neste vídeo exclusivo do YouTube.

Então é isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado desse post e que a gente possa ter te ajudado a tomar a melhor decisão. Lembre-se que a sua experiência vai depender muito do lugar onde você escolheu morar. E mesmo depois da decisão tomada, se você achar que a escolha não foi tão boa assim, nunca é tarde pra experimentar outros lugares do país dos Cangurus.

Até o próximo post! 🙂

Veja mais: