Manual da Vida na Austrália

Como contratar serviços para sua casa na Austrália

Saiba como contratar os serviços básicos (energia, gás e internet) para sua casa na Austrália.

Se você alugou uma casa só pra você, provavelmente terá que providenciar a contratação de serviços como energia e internet. Diferente do Brasil, aqui você pode comparar os preços das empresas que fornecem energia e contratar a que mais oferece benefício para você. O preço costuma ser tabelado em alguns Estados mas outros não, então é importante que você conheça as empresas e os valores que serão cobrados. Alguns sites e empresas fazem o comparativo de preços e benefícios para facilitar a sua vida. 

  • Energy Made Easy é um órgão do próprio governo da Austrália que compara as empresas que fornecem energia e gás e te mostra a melhor opção pro seu perfil.
  • Compare the Market é um site privado que, além de comparar empresas de energia e gás, também faz comparação de empresas de seguros e bancos. 
  • ISelect é o mais legal de todos eles porque além de fazer as comparações entre empresas de gás, energia e provedores de internet, eles fazem a intermediação entre o cliente e a empresa, e te ajudam a instalar energia e internet na sua casa nova! Foi a empresa que a gente usou quando mudamos pra nossa casa atual e eles organizaram simplesmente tudo pra gente sem nenhum custo! É bem legal principalmente pra gente que não conhece o sistema direito e não sabe por onde começar. 

A internet na Austrália não é a das melhores do mundo. Durante nossos primeiros anos aqui tínhamos uma internet ADSL super lenta e limitada. O sistema NBN (conhecido como fibra ótica no Brasil) é novo por aqui e só está disponível em grandes centros e cidades mais desenvolvidas. Depois de quase dois anos com a internet lenta, finalmente disponibilizaram o NBN pro nosso endereço que ainda não se compara à internet que a gente tinha no Brasil mas já atende nossas necessidades. 

Os planos residenciais mais comuns tem um plano limitado de dados que varia de 100Gb até 1Tb e é uma boa pra quem não usa muito e não quer gastar muita grana com isso. Os planos mais caros são ilimitados e ideais pra quem joga online e faz streaming de filmes e séries constamentemente. Quando você aluga uma casa precisa veriricar se o provedor que você vai escolher já possui instalação feita no endereço. Caso não tenha, ou você pede autorização para o dono da casa para poder instalar ou se contenta com os que já estão disponíveis no seu endereço. Assim como acontece com a energia, existem sites e empresas que facilitam a busca pelo serviço mais adequado ao seu perfil. Eu gosto bastante do Compare Broadband, onde você só precisa digitar seu postcode e já recebe preços e operadoras disponíveis pra você. 

A parte prática do manual da vida na Austrália acabou! Nos próximos posts vamos abordar assuntos do dia a dia aqui na Austrália! 🙂

Posts Recentes