Manual da Vida na Austrália

Seu primeiro emprego na Austrália

Um guia prático com dicas e informações sobre a busca pelo primeiro emprego na Austrália.

Será que tem emprego na Austrália?

Essa é a principal dúvida da maioria das pessoas que querem vir pra cá e a resposta é simples: Sim! Mas depende de alguns fatores:

  • Do tipo de emprego que você está disposto a executar
  • Do nível do seu inglês
  • Da sua força de vontade em procurar
  • Da sua qualificação profissional
  • Da cidade onde você vai morar
  • Do seu visto
  • De alguém que você conheça para te indicar
  • E até de sorte!

Primeiramente, tudo gira em torno da qualidade do seu inglês (que é a língua nativa). Se você não consegue se comunicar perfeitamente é impossível trabalhar com atendimento ao público, por exemplo. Resumidamente, se o seu inglês é básico ou quase zero, consequentemente vão sobrar pra você os empregos que não exigem muita comunicação, como por exemplo lavar louça, limpar casa, escritório e afins.

Se você está vindo para a Austrália com o visto de estudante, precisa se atentar às regras de trabalho desse visto. Um estudante só pode trabalhar até 40 horas a cada 2 semanas ou, para facilitar o entendimento, 20 horas por semana. Isso não significa que você vai ter mais dificuldade em encontrar um emprego, já que aqui na Austrália, em geral, tem muita oportunidade na área de hospitalidade (bares, restaurantes, hotéis etc) e o regime principal de contratação para a maioria destes empregos é o casual, que resumidamente é aquele emprego em que você ganha por hora trabalhada onde o funcionário não possui nenhum vínculo empregatício (Não há férias e nenhum benefício, trabalhou ganhou, não trabalhou não ganha) e esse é o tipo de trabalho mais comum entre os estudantes, principalmente os recém chegados. Porém, voltamos no que mencionamos no começo deste post (volte algumas casas e leia novamente a parte do “tem trabalho na Austrália?” para fixar essas informações importantes na sua cabeça…rsss).

Antes de mais nada, você vai precisar de um “resume” que nada mais é que o seu currículo, e uma “cover letter” que é uma espécie de carta de apresentação, mas calma, não se desespere! Vamos ajudar você a montar um!

Como montar seu Currículo

Montar um currículo no modelo Australiano é uma dúvida muito comum entre os Brasileiros que estão procurando emprego. Aqui as regras são outras e a cultura é bem diferente, então para aumentar suas chances é sempre bom seguir algumas dicas:

  • Comece com seu nome, coloque um endereço e telefone Australiano e por fim um email para contato no seu currículo.
  • Faça um breve resumo da sua vida profissional e descreva suas habilidades e qualidades profissionais, coisas do tipo, honesto, confiável, organizado, bem apresentável e/ou alguma outra habilidade que você ache relevante para o emprego que você está aplicando.
  • Faça um currículo diferente para cada área que deseja aplicar. Por exemplo, para uma vaga de cleaner monte um currículo com objetivo de trabalho e experiências anteriores nessa mesma área. Para restaurantes a mesma coisa, e assim por diante. Não faz muito sentido colocar sua experiência fazendo divórcio como advogado no Brasil se você está aplicando para limpar uma privadinha, não é mesmo? rs. 
  • Relate as suas experiências e qualificações. Lembre-se que em muitos casos coisas que você já fez podem ser aplicadas em outras profissões. Não se estenda muito. Deixe o seu currículo simples e objetivo.
  • Finalize com informações educacionais, sua formação, cursos, certificados, etc. Novamente, desde que seja relevante para a vaga.
  • Não há necessidade de colocar que você é brasileiro ou qualquer número de documento do Brasil. Também não precisa colocar o estado civil, religião, posição política e, a menos que você esteja aplicando para uma vaga de modelo ou ator, a sua foto. Ao invés disso, ajuste suas redes sociais como o Linkedin, organize bem as informações por lá e escolha uma boa foto de perfil. Algumas empresas (as mais sérias) usam bastante as redes sociais aqui para avaliar candidatos.
  • Ter referências é muito importante para os Australianos. Em casos de primeiro trabalho na Austrália, você pode pedir para um professor ou até mesmo a família da sua homestay ser a sua referência pessoal.
  • Saiba bem quais são os seus pontos fortes. Exemplo: a capacidade de ouvir e se comunicar bem, trabalho em equipe, etc. Você pode precisar esplanar isso durante uma entrevista.
  • Use a ortografia em inglês britânico, conforme usado no dicionário oficial Australiano.
  • Além do seu currículo, envie sempre uma Carta de Apresentação (Cover Letter, que não deve passar de uma página).
  • Não exagere. Crie um currículo claro, conciso e fácil de ler.
  • Não crie um currículo muito longo. Os empregadores na Austrália geralmente preferem currículos mais curtos. Os longos eles nem se dão ao trabalho de ler. Para empregos na área de hospitality, uma página é suficiente.
  • Lembre-se que seu currículo é o seu cartão de visita, sua primeira impressão para o empregador. Nada mais é que um resumo visual do que você é e das habilidades e qualidades que você pode agregar ao empregador.

Existem alguns sites que fornecem modelos de currículos e cartas de apresentação gratuitos. Clique nos links abaixo para selecionar o mais adequado para você.

Como procurar emprego?

Nós sempre falamos que a principal dica é vir com a mente aberta. Você precisa estar consciente e disposto a executar atividades mais pesadas até que você se qualifique melhor ou até que você encontre uma vaga na sua área de formação no Brasil. Lembre-se de que é possível que você nunca chegue a executar a sua profissão aqui! Não estamos dizendo que é impossível e nem que você não vai conseguir, mas venha ciente de que pode ser que isso não aconteça ou não aconteça logo de cara. Tem gente, inclusive, que se redescobre em outras profissões e é muito feliz trabalhando com outras coisas. Então, venha preparado para trabalhar como dishwasher, kitchen hand, cleaner, garçom, labour e etc. Aqui na Austrália todo emprego é emprego e todo trabalhador é digno e respeitado. Inclusive, é muito comum ver pessoas de empregos totalmente opostos dividindo lugar em restaurantes, sendo vizinhos e sem nenhuma diferenciação ou julgamento pela atividade exercida.

As principais maneiras de procurar emprego aqui na Austrália são:

  • Cadastrar currículo online em sites de emprego:

Existem diversos sites de emprego aqui na Austrália. Os principais são:

  • Ir nas agências ou cadastrar seu currículo direto no site da empresa que quer trabalhar:

Como no Brasil, aqui na Austrália também tem algumas agências de emprego espalhadas pelas cidades. Para encontrar cada uma delas, basta digitar no Google “Job Agency” e o nome da cidade onde está. Você pode cadastrar seu currículo no site das agências, na empresa onde você quer trabalhar, ou ir em cada uma delas pessoalmente fazer o cadastro e verificar as vagas.

  •  Contatos:

Conversar com pessoas, ser sociável, fazer amizades seja na escola, na igreja que visitou ou até mesmo nesses grupos que existem no facebook são formas bem eficientes de se conseguir um trabalho. O famoso (QI – quem indica) é algo que funciona muito bem por aqui. Ou seja, quando estiver procurando trabalho, fale com as pessoas ao seu redor, faça o famoso Networking.

  •  Bater de porta em porta:

Essa é a melhor maneira na nossa opinião. Muitos empregadores podem estar precisando de funcionário no exato momento que você entrar no estabelecimento (Isso funciona, acredite! Já aconteceu com a gente!). Essa atitude de sair de porta em porta mostra proatividade, determinação e principalmente vontade de trabalhar. Os Australianos gostam de pessoas que pedem por oportunidade e são determinadas e isso pode ser um diferencial para você encontrar seu emprego, não tenha vergonha! Entregue o maior número de currículos possível e sempre peça para falar com o gerente ou responsável ao entrar nos estabelecimentos. Se receber um não, volte na semana seguinte. Persistência também ajuda!

Se você ainda não domina o inglês, não se preocupe. A maioria das pessoas é bem paciente e vai se esforçar pra conseguir te entender. Preparamos algumas frases em inglês bem comuns pra você falar quando for procurar emprego de porta em porta:

Hello, how are you? My name is… I would like to talk to your manager. Is he available?

Are you currently hiring? I saw you have a sign outside looking for…. Can I leave my resume?

Hello, I am looking for job and I would like to leave my resume with you. Is that possible?

Trial

Na maioria das vezes você vai ser chamado para “fazer um trial”. Isso significa que você deve ir ao estabelecimento e demonstrar que você tem as habilidades necessárias para realizar o trabalho.

Mesmo que você não tenha experiência na área, você pode se destacar com relação a outros candidatos se seguir algumas dicas simples e importantes:

  • Chegue cedo! Os Australianos valorizam muito a pontualidade e pra eles é uma questão de respeito. Se você chegar muito em cima da hora ou atrasado, já vai ser um ponto negativo.
  • Mostre seu interesse genuíno no negócio. Mostre que você se importa com o trabalho que irá executar e não somente com o dinheiro que vai ganhar. IMPORTANTE: Não pergunte o salário no dia do trial. Deixe pra perguntar depois que você conseguiu o trabalho. Se você já chegar perguntando dar a impressão que você só quer saber do dinheiro e não do trabalho em si. 
  • A apresentação é muito importante. Vá vestido da forma correta. Não é porque você vai fazer um trial de dishwasher ou cleaner, por exemplo, que você precisa ir mau vestido ou com uma roupa muito casual. Principalmente se a vaga for para contato com o público. A sua apresentação vai contar bastante para o sucesso do trial. 
  • Mostre que você tem atitude e é pró-ativo. Procure sempre algo pra fazer, se ofereça para ajudar em alguma coisa e não fique esperando as pessoas te darem ordem. 
  • Seja persistente. Não desanime no primeiro “não” que você receber. Cada trial que você faz te dá mais experiência para os próximos e quanto mais você fizer, mais chance de passar você terá! 

Boa sorte!!!

O que você deve fazer antes de começar a trabalhar

Conseguiu um emprego? Que ótima notícia! Parabéns, mas é sempre bom se atentar a alguns detalhes.

  • Confirme com o empregador o valor a ser pago por hora. O salário mínimo da Austrália é considerado um dos mais altos do mundo e o valor referente a 2019/2020 é de AU$ 19,42 por hora trabalhada. Alguns estabelecimentos costumam pagar menos que o mínimo por lei, isso acontece muitas vezes porque eles se aproveitam de estrangeiros que não tem um inglês muito bom ou que acabaram de chegar e estão desesperados por emprego ou até mesmo por desinformação do empregado. É muito comum que essas pessoas aceitem qualquer coisa e qualquer valor, mas saiba que isso não é legal aqui na Austrália. Se o empregador estiver fazendo isso, está contra a lei e, a menos que você esteja passando fome (sério!) não aceite esse tipo de emprego.
  • Fique atento ao regime de contratação e forma de pagamento do seu salário pois muitos lugares oferecem o pagamento em dinheiro (cash in hand), ou seja, você vai receber o valor líquido sem desconto de imposto, isso também é ilegal, então muito cuidado! O empregador deveria, obrigatoriamente, te pagar através do regime TFN (Tax File Number) ou ABN (Australian Business Number – basicamente, autônomos), mas, apesar de ser ilegal, muitos estabelecimentos ainda pagam seus funcionários dessa maneira.
  • Peça a descrição do seu trabalho e o que está incluído nas suas tarefas. É importante que você saiba pelo que você está sendo pago, quais são suas responsabilidades e pelo que você pode ser cobrado a fazer.
  • Fique ligado no seu horário de trabalho e se você estiver estudando, lembre-se que você não pode deixar de ir à aula por motivos de trabalho. Seu horário de trabalho precisa ser fora do período que você estiver estudando e o seu empregador precisa saber disso.
  • Não esqueça da quantidade de horas que você vai trabalhar por semana. (Cuidado com o limite de horas permitido!)
  • Procure saber quando você vai receber seu pagamento e de quanto em quanto tempo (por dia, por semana, por quinzena…)
  • O governo Australiano determina as regras de trabalho, as descrições das funções bem como o piso salarial para cada cargo e função existente aqui na Austrália. Ele também determina regras de discriminação e abuso sexual ou qualquer outro tipo de injúria de um empregado com relação ao seu empregador e/ou colega de trabalho inclusive o que você deve fazer para denunciar qualquer tipo de abuso. Tudo isso você pode encontrar no site do Fair Work (https://www.fairwork.gov.au) Se você tiver dúvidas sobre as atividades da sua profissão, o salário que você deveria ganhar ou se sentir ameaçado ou prejudicado por qualquer razão no trabalho, consulte este site!

Trabalho Voluntário na Austrália

Existem várias oportunidades de trabalho voluntário na Austrália. Essa é uma forma legal de você encontrar seu primeiro trabalho. Sem falar que você poderá adquirir a sua primeira experiência na Austrália e até mesmo uma carta de recomendação sobre você. Para procurar e ver os lugares disponíveis, pesquise aqui:

https://www.redcross.org.au

https://www.seek.com.au/volunteer-jobs

https://www.volunteeringaustralia.org

https://www.volunteer.com.au/volunteering

Agora que você já conseguiu o seu primeiro emprego, é hora de começar a procurar a sua acomodação definitiva. Mas isso é assunto para o próximo post! 😉

Posts Recentes