Austrália, Curiosidades

As melhores cidades do mundo para se viver em 2019

A Austrália é o país com mais cidades no TOP 20! Melbourne, Sydney e Adelaide estão no TOP 10! Saiba quais são as outras.

Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Viena, capital da Áustria é a melhor cidade do mundo para se viver. Ela tirou o título da nossa querida Melbourne em 2018, que foi eleita a melhor cidade por 7 anos consecutivos. A capital Austríaca teve pontuações quase perfeitas na maioria dos quesitos avaliados.

Melbourne foi considerada a melhor cidade do mundo pra viver durante 7 anos consecutivos

Essa classificação de habitabilidade das cidades é feita anualmente pela Economist Intelligence Unit (EIO), que quantifica os desafios do estilo de vida de um indivíduo em 140 cidades em todo o mundo. Cada cidade recebe uma pontuação para mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias que são: Estabilidade; Saúde; Cultura e Meio Ambiente; Educação e Infraestrutura.

Nenhuma cidade dos Estados Unidos foi classificada no Top 20 mas Honolulu no Hawaii, foi a cidade Americana melhor ranqueada na lista desse ano, ocupando o número 22.

Na América Latina a história é um pouco ruim. As melhores cidades pra se viver são Montevidéo e Buenos Aires, ambas ocupando as posições 78 e 91 respectivamente. O Brasil aparece com Brasília na posição 107 e Rio de Janeiro em 118. 🙁

A situação aqui na Austrália é bem mais animadora. A cidade de Perth ficou na posição de número 14, e Adelaide aparece em décimo lugar fechando o TOP 10. Perth atingiu nota máxima em saúde, educação e infraestrutura, mas perdeu alguns pontos em estabilidade, cultura e meio ambiente, o que derrubou a pontuação da cidade a deixando somente em décimo quarto lugar. Brisbane aparece na posição de número 18 e Auckland, na NZ aparece em décimo segundo.

Adelaide em South Australia ocupa a décima posição do ranking

Sydney e Melbourne mantém a sua rivalidade, com Melbourne ganhando por somente 0,3 pontos de diferença! Sem dúvida nenhuma os moradores das duas cidades tem muito o que discutir a respeito dessa classificação. É interessante observar os rankings dos anos anteriores, onde Melbourne sempre esteve em primeiro lugar. Sydney saiu do TOP 10 em 2016 e 2017. mas voltou em 2018 quando sua rival foi desbancada por Viena. Sydney pulou do quinto lugar em 2018 para terceiro no ano de 2019. Será que esse ranking vai mudar o ano que vem? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos! rs

Sydney está chegando com força nas posições de liderança!

O legal de tudo isso é saber que a nossa querida Austrália está dividindo a liderança com o Canadá no TOP 10, sendo cada país com 3 cidades classificadas. O restante do TOP 10 é composto somente por 4 países diferentes. Mas o TOP 20 é nosso e as principais cidades da Austrália estão classificadas entre as melhores do mundo pra se viver. Não é difícil entender porque gostamos tanto desse país né?

Confira a lista das 10 melhores cidades do mundo pra se viver em 2019 e suas respectivas pontuações:

1. Viena, Áustria (99.1)

2. Melbourne, Austrália (98.4)

3. Sydney, Austrália (98.1)

4. Osaka, Japão (97.7)

5. Calgary, Canadá (97.5)

6. Vancouver, Canadá (97.3)

7. Tokyo, Japão (97.2 tie)

7. Toronto, Canadá (97.2 tie)

9. Copenhagen, Dinamarca (96.8)

10. Adelaide, Austrália (96.6)

Veja também