Curiosidades, New York City

10 coisas que você precisa saber antes de ir a New York

Está planejando ir a Big Apple? Então aqui vão 10 dicas essenciais para sua visita em qualquer época do ano.

 
 

1 – Leve sapatos confortáveis

New York é uma cidade para se andar a pé. As ruas são planas e fáceis de se localizar. Sem dúvida é o melhor jeito de conhecer verdadeiramente cada detalhe desta incrível metrópole. Andar a pé é prática comum entre os turistas e os moradores da cidade, além do mais, é a forma mais barata de se locomover, você só gastará sua energia..rss. Por isso, leve sapatos confortáveis e prepare-se para andar bastante.

 

2 – Não pare no meio da calçada

Bem, é um pouco estranha essa dica. Como assim não pare no meio da calçada? Eu explico.

O Nova Iorquino está sempre com pressa, afinal o lema lá é trabalho, trabalho e trabalho. Eles nunca tem tempo para nada. A vida é tão corrida que você terá a impressão que são as pessoas menos amigáveis da terra. Muitos deles utilizam as calçadas para chegar ao trabalho, então o fluxo de pessoas em alguns lugares é grande. Agora imagina você parar no meio da calçada para procurar um lugar, se achar num mapa ou qualquer coisa do tipo? Não vai dar certo. Eles não terão muita paciência de esperar você se achar para liberar a passagem. O ideal a fazer é ir para o canto de forma que não impeça a passagem de ninguém. Com isso, você evitará que alguém fale alguma frase que nem vale a pena traduzir….rs.

 

3 – É muito fácil de se localizar

Como eu já mencionei antes, Manhattan é extremamente fácil para se locomover e se localizar caso você fique perdido. Isso porque a ilha é dividida por ruas numeradas de norte a sul e avenidas principais que cortam a cidade. Portanto, se você precisa ir até a rua 32 e está na rua 30, por exemplo, você já sabe que a próxima rua é a 31 e uma antes é a rua 29, chegando na 31 é só andar mais um quarteirão e pronto.

 

4 – É cara

A cidade é cara por si só, uma das mais caras do mundo. Para quem ganha em real e tem que converter, então, meu Deus, até desanima. Mas, por outro lado, da sim para se virar por lá com pouco dinheiro. Existem opções de comidas boas e baratas e diversos passeios que são gratuitos. Até por isso a dica de andar a pé vale muito,  andando a pé fica mais fácil encontrar essas opções que podem passar despercebidas andando de carro ou de metrô. Se cansar, evite taxi, a menos que você queira utilizá-lo como um passeio turístico, se não, pegue o metrô, é mais barato e funciona perfeitamente bem. Você chegará em todos os pontos turísticos da cidade com a ajuda dele. Enfim, com um bom planejamento da para ir a NY gastando pouco. (Para te ajudar fizemos um Post sobre isso AQUI).

 

5 – É Segura

New York já foi uma cidade muito violenta. Hoje em dia é super segura, tanto que é muito comum encontrar pessoas com seus celulares, tablets e computadores abertos em cafés, praças e até nos metrôs, sem estarem preocupadas se serão assaltadas ou não. Isso gera uma tranquilidade incrível para quem está passeando. Mas claro, não abuse da sorte, afinal, gente má intencionada existe em todo lugar do mundo, só não precisa ficar neurótico e com medo, NY é bem tranquila.

 

6 – Deixe Gorjeta

Em quase todo lugar de New York é comum e quase obrigatório deixar uma gorjeta. Em restaurantes e táxis a gorjeta costuma ser entre 15% e 20% do valor da conta. É, eu sei, é pesado né? A dica de ouro para não errar é pegar o valor da Tax e dobrar. Por exemplo: Quando você pedir a conta você verá que aparecerá o valor dos pratos que você pediu e logo abaixo o valor do imposto sobre o seu pedido. Se este valor for de 4 dólares, deixe mais 8 dólares de TIP (Gorjeta em inglês). Em bares, no geral se deixa 1 dólar para cervejas e 2 dólares para drinks e coquetéis. Infelizmente não tem outro jeito, se não deixar a tal da TIP você estará sendo indelicado com a pessoa que lhe atendeu. Por isso, coloque a gorjeta nos cálculos do seu planejamento de gastos na viagem.

 

7 – New York não se resume a Times Square

Times Square é demais, sem dúvidas. Não da para ir a NY e não passar por lá. Justamente por isso é o ponto turístico da cidade mais visitado. Mas, sério mesmo, a Big Apple vai muito além deste famoso cruzamento. Praças, parques, museus, feiras, restaurantes, bares e bairros charmosos completam o passeio e te dão a verdadeira noção do que é estar em NY. Os moradores da cidade vivem numa relação de amor e ódio pela Times Square, amam odiá-la e deixam o espaço para os turistas mesmo. Resumidamente, Times Square é entretenimento puro, mas a alma da cidade está espalhada por todos os cantos. Para conhecê-la tem que explorar tudo, muito além da Times Square.

 

Times Square

Times Square

Bairro do Chelsea

Bairro do Chelsea – Bem mais tranquilo que a Times Square

As ruas calmas do West Village

As ruas calmas do West Village


 
 

8 – O Central Park é realmente incrível

Sim, o Central Park é tão incrível quanto dizem que ele é. A começar pelo tamanho do parque e pela localização bem no meio dos arranha-céus de New York, o contraste é sensacional!

O fato é que o parque é enorme e é tão famoso quanto seu tamanho. São 843 acres de área (3.41149 km²) e cerca de 35 milhões de visitantes durante todo o ano. O parque oferece diversas atrações como zoológico, museus, lagos, áreas para jogar baseball, além de uma vasta área verde que pode ser apreciada de bicicleta, a pé, de taxi bike e até de carruagem. Dentro do parque você ainda encontra um restaurante e as famosas barraquinhas de comida com cachorro quente, pretzel, Waffles e sorvete. Da pra passar o dia inteiro lá, ou até mais. Sentar na grama e curtir um tempinho só pra ver a vida passar, ainda mais se estiver sol, é excelente! E não importa quantas vezes você vá ao parque, você sempre descobrirá algo novo.

Se você está indo pra New York e quer um guia completo sobre o parque, CLIQUE AQUI!!! Fizemos um post contando tudo o que descobrimos desta maravilha de lugar.

 

Central Park do alto

Central Park do alto


 
 

 9 – Existem outros parques

Existem diversos outros parques além do Central Park espalhados por New York. Se você já o conheceu, é hora de explorar outros parques menos famosos mas que também tem seu charme.

Experimente ir em um destes parques:

 
 

  • Brooklyn Bridge Park: Logo abaixo da Brooklyn Bridge, este parque tem uma vista incrível da ilha de Manhattan. Além disso, todos os domingos acontece a Smorgasburg, uma feira gastronômica com uma vasta lista de opções de comidas deliciosas.

 

A linda vista de Manhattan no Brooklyn Bridge Park

A linda vista de Manhattan no Brooklyn Bridge Park


 
 

  • The High Line Park: Nada mais é que um parque suspenso que tomou o lugar de uma antiga linha de trêm que foi desativada. É diferente, é bonito e vale a pena ir.

 

Caminhando no High Line

Caminhando no High Line

 

Pôr do Sol maravilhoso no High Line

Pôr do Sol maravilhoso no High Line


 
 

  • Bryant Park: O parque que fica aos fundos da biblioteca pública. É simplesmente delicioso passar um tempo por ali. No inverno, parte do parque da lugar a uma pista de gelo, se você quer testar seus dotes de patinador, lá é o local perfeito.

 

Bryant Park

Galera se divertindo na pista de gelo do Bryant Park


 
 

10 – No Outono é melhor

A região de New York vive nos extremos, no verão é muito quente e no inverno é muito, muito frio. É até legal ver os lagos congelados e brincar na neve, mas o fato é que muita coisa deixa de funcionar por conta do inverno rigoroso. Então, talvez você perca dias de passeio fechado no hotel ou deixe de ir em alguma atração que pode fechar por causa do mal tempo. Já no verão o problema é que, além de ser férias dos americanos, o que faz com que a cidade fique mais cheia e os hotéis fiquem mais caros, andar pelas ruas no sol muito quente pode ser um pouco cansativo e incômodo.

Sobram a Primavera e o Outono. Primavera é uma ótima época. Tudo muito florido e não é tão quente e nem tão cheio quanto o verão, mas é no Outono que o negócio realmente fica bom. Da pra tirar o casaco do armário e curtir o friozinho sem congelar, tudo é temático para o Halloween e em seguida já começam os preparativos para o Natal, da pra curtir as pistas de patinação no gelo e o melhor de tudo, a paisagem é incrível. As estações do ano lá são bem marcantes, por isso, no Outono as folhas começam a secar e vão mudando de cor antes de caírem, e é aí que o cenário fica bonito. Onde tem árvore tem um colorido diferente, o que deixa a cidade ainda mais atrativa e charmosa.

Ah New York

 

A linda paisagem no The Lake no Outono

A linda paisagem no The Lake no Outono


 
 

Bom, é isso! Se você já foi para New York e acha que faltou alguma coisa que todo mundo precisa saber antes de ir, deixa aqui nos comentários. E se você ainda não foi, corre pra lá…Sério!

Mas antes, da uma olhada nos outros Posts que fizemos sobre a cidade.

Até a próxima!!

Valeu!

 
 

Posts Relacionados

Viajando com pouca grana: New York

Preciso de carro em New York?

Central Park: Conheça o coração de New York

04 Hamburguerias Imperdíveis em NY

Carlo’s Bakery, a doceria do “Cake Boss”