New York City

Central Park: Conheça o coração de New York

O Central Park, localizado na Ilha de Manhattan, é considerado um dos maiores e mais bonitos parques do mundo. Saiba tudo sobre esse oásis urbano, onde você encontrará muito verde, lagos incríveis, cenários de tirar o fôlego e uma infinidade de atrações.

Quem nunca ouviu falar do Central Park em New York? Dificil né, afinal ele é uma das maiores atrações da cidade, frequentado por mais de 35 milhões de pessoas durante o ano e foi cenário de vários programas de televisão e filmes como The Smurfs, Escrito nas Estrelas, Encantada e Esqueceram de Mim.

Considerado por muitos nova-iorquinos um oásis na grande floresta de arranha-céus da cidade, o Central Park possui 843 acres de área, muito verde, colinas, grandes gramados, parques infantis, pistas de skate, pistas de caminhada, lagos, pontes, arcos e muitas atrações.

 

História

Considerado um Marco Histórico Nacional em 1962, o Central Park foi projetado pelo paisagista Frederick Law Olmsted e pelo arquiteto inglês Calvert Vaux em 1858, depois de vencerem um concurso de design chamado “Greensward Plan” para melhoria e expansão do parque. A construção começou naquele mesmo ano e continuou durante a Guerra Civil Americana, sendo finalizada em 1873. Embora pareça natural, o parque não é resultado de preservação de mata nativa e sim projetado segundo os gostos e necessidades da época. Seu gramado foi inteiramente plantado e seus lagos são artificiais.

 

O lindo contraste entre os prédios e a Natureza.

O lindo contraste entre os prédios e a Natureza.

 

Explorando o Parque

O Central Park é limitado ao norte, pela 110th Street, ao sul pela 59th Street e ao oeste pela 8th Ave. Dá pra imaginar o tamanho desse parque não é mesmo? Existem várias maneiras de conhecer cada cantinho dele. Vamos listar algumas para facilitar seu passeio, afinal você só conhece New York de verdade se visitar o Central Park.

 

Mapa do Central Park Fonte: www.newyorkjourney.com

Mapa do Central Park
Fonte: www.newyorkjourney.com

 

DE BICICLETA

É uma maneira divertida e rápida de andar por todo o parque. Você pode optar por fazer o passeio sozinho ou com tour guiado. Os preços variam de U$ 15,00 para aluguel individual (inclui a bike com cestinha, cadeado, capacete e um mapa) até U$ 85,00 para um tour guiado privado. Se optar pelos grupos, o valor cai para U$49,00 ou U$64,00, dependendo da duração do tour. Importante: Alguns locais do parque não são acessíveis de bicicleta. O ideal é deixa-la presa e ir a pé até onde que você queira. O mapa que você recebe no ato do aluguel da bike possui a informação das ruas que podem ser acessadas.

Clique aqui para agendamento do passeio e maiores informações.

 

DE CARRUAGEM

Uma das maneiras mais clássicas de andar pelas principais ruas do parque sem cansar. As carruagens com seus cavalos desfilam a todo momento e os guias vão explicado cada ponto para os visitantes. Não é muito barato. Você vai gastar a partir de U$ 150,00 para 45 minutos de passeio.

Clique aqui para maiores informações.

 

DE TAXI BIKE

A famosa “Pedicab” é uma pequena carruagem puxada por uma bike para duas pessoas. Os tours são guiados pelo ciclista que conduz a bike e tem a duração de 1 a 4 horas, dependendo das atrações visitadas. O preço do passeio pode chegar até U$ 120,00.

Para mais informações, clique aqui.

 

A PÉ

Na minha opinião, é a melhor maneira de conhecer o Central Park, mas prepare-se para andar muito! O parque não é pequeno e existem muitos lugares a serem explorados. Reserve um dia inteiro ou até dois, se quiser conhecer o local com maior profundidade. Vale o esforço!

O parque também oferece um tour para quem quer explorar a pé. Aqui você encontra mais informações sobre o passeio.

 

Atrações

O Central Park oferece inúmeras atrações aos seus visitantes. Em cada canto do parque você encontra algo pra fazer e explorar. Vamos listar as principais e imperdíveis para seu passeio ficar completo.

 

ALICE IN WONDERLAND

A estátua da Alice no País das Maravilhas é um clássico no Central Park. Nela estão retratados os principais personagens da história infantil e é uma das favoritas das crianças, que adoram subir e explorar as texturas e espaços escondidos.

 

A Estátua de Alice no País das Maravilhas

A Estátua de Alice no País das Maravilhas

 

STRAWBERRY FIELDS

Strawberry Fields é um memorial construído em homenagem ao músico John Lennon, morto em 1980 por um fã em frente ao prédio onde morava, o Ed Dakota. O Mosaico foi construído em 1981 e nomeado segundo a música dos Beatles “Strawberry Fields Forever”. Até hoje é uma das atrações mais procuradas do parque.

 

O famoso Mosaico em homenagem a John Lennon

O famoso Mosaico em homenagem a John Lennon

 

BALTO

Esta icônica estátua foi criada em 1925 em homenagem ao cão Balto, que salvou várias crianças do Alasca de uma epidemia, levando medicamentos até elas debaixo de uma grande tempestade de neve.

 

Estátua do cão Balto Fonte: centralparknyc.org

Estátua do cão Balto
Fonte: centralparknyc.org

 

THE LAKE

Segundo maior lago artificial do parque, The Lake é cercado por uma paisagem de tirar o fôlego e hoje é lar de muitos animais como peixes e patos.

 

A linda paisagem no The Lake

A linda paisagem no The Lake

 

BELVEDERE CASTLE

O Belvedere Castle é um dos cinco centros de visitantes do Central Park. Seu nome (Bela Vista em Italiano) faz jus ao que ele oferece, já que lá de cima você tem uma vista incrível de várias atrações do parque. Em 1919, o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos utilizava a torre do castelo para medir a temperatura e as condições climáticas da cidade, e lá dentro você consegue ver quais foram as máximas e mínimas já registradas por lá. É bem legal.

 

Belvedere Castle

Belvedere Castle

 

A linda vista do alto do castelo

A linda vista do alto do castelo

 

CONSERVATORY GARDEN

O Conservatory Garden é uma área dividida em três pequenos jardins, cada um com seu estilo distinto: Italiano, Francês e Inglês. É um local tranquilo e bem colorido, perfeito para um passeio, uma boa leitura e até pequenas cerimônias de casamento.

 

Conservatory Garden Fonte: centralparknyc.org

Conservatory Garden
Fonte: centralparknyc.org

 

BETHESDA FOUNTAIN AND TERRACE

Bethesda Fountain é uma fonte com uma linda estátua do anjo Waters no topo. A estátua faz referência ao Evangelho de João, que descreve um anjo abençoando as águas e dando poder de cura. A fonte é uma homenagem ao primeiro sistema que trouxe água limpa para a cidade, em 1842. É um dos cartões postais do Central Park e recebe milhares de visitantes todos os dias.

 

Bethesda Fontain

Bethesda Fontain

 

Bethesda Terrace

Bethesda Terrace

 

Bethesda Terrace

Parte Inferior do Bethesda Terrace

 

CONSERVATORY WATER

Esta área é bastante popular entre as famílias e crianças por causa das esculturas de escalada, eventos realizados para contar histórias e os famosos Veleirinhos. De Abril a Outubro, as crianças e entusiastas de barcos vêm até essa área para navegar com os barquinhos movidos a vento sobre as águas cintilantes do lago. É um lugar muito bonito e relaxante.

 

Conservatory Water

Conservatory Water

 

A estátua do contador de histórias

A estátua do contador de histórias

 

THE MALL

The Literary Walk, a grande avenida verde do parque é rodeada por árvores e esculturas de compositores e escritores famosos. Já foi cenário de vários filmes e é por lá que geralmente artistas de rua fazem suas apresentações. Perfeita para um descanso.

 

The Walk Fonte: centralparknyc.org

The Walk
Fonte: centralparknyc.org

 

 THE SHEEP MEADOW

Um gramado onde, durante os meses de Outono e Inverno, é montada a Wollman Rink, uma grande pista de patinação que é imperdível para quem quer se aventurar e se divertir no gelo.

 

A pista de patinação no gelo Wollman Rink

A pista de patinação no gelo Wollman Rink

 

CENTRAL PARK ZOO

O Central Park Zoo é um pequeno zoológico localizado no sul do parque. É um passeio super divertido para quem tem crianças. É lá que os personagens do Filme Madagascar moravam, e acabaram fugindo para a África (rsrs). O Zoológico conta com várias espécies de animais, entre elas Leões Marinhos, Pinguins e um Urso Polar. Os ingressos custam de U$ 13,00 a U$ 18,00.

 

Central Park Zoo Fonte: centralparknyc.org

Central Park Zoo
Fonte: centralparknyc.org

 

SHAKESPEARE GARDEN

Shakespeare Garden é um pequeno jardim, que foi nomeado em homenagem ao famoso poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. O jardim abriga flores e plantas que foram mencionadas em seus poemas e peças de teatro, e possui ainda pequenas placas de bronze com citações de suas obras espalhadas por toda a extensão. É um ligar lindo para sentar e relaxar.

 

Shakespeare Garden Fonte: centralparknyc.org

Shakespeare Garden
Fonte: centralparknyc.org

 

THE GREAT LAWN

Esta grande área aberta e verde é o centro geográfico do Central Park, e um dos mais famosos gramados do mundo. As pessoas costumam tomar banho de sol, praticar esportes ou simplesmente ficar deitadas apreciando a paisagem. Ocupa uma área de aproximadamente 55 acres e pode ser vista de quase todos os pontos altos do parque.

 

The Great Lawn

Uma pequena parte do The Great Lawn

 

RESERVOIR

É o maior lago artificial do parque. O Reservoir foi construído na década de 1860, e utilizado durante muitos anos como reservatório de água limpa para da cidade. O lago é rodeado por uma pista de caminhada e corrida de aproximadamente 2,5Km de extensão que é muito frequentada pelos moradores locais, e não é por menos. A vista da cidade é espetacular.

 

Reservoir

Reservoir

 

Pista de caminhada em volta do Reservoir

Pista de caminhada em volta do Reservoir

 

THE BOW BRIDGE

A Bow Bridge é a ponte mais famosa do parque. Já foi cenário de vários filmes, e é fotografada por todos que passam por lá. Aproveite para tirar muitas fotos.

 

The Bow Bridge

The Bow Bridge

 

LOEB BOATHOUSE

No Loeb Boathouse você pode alugar barcos a remo para ficar navegando pelo lago, ou até mesmo aproveitar a bela vista do restaurante do local.

 

Loab Boathouse Fonte: centralparknyc.org

Loab Boathouse
Fonte: centralparknyc.org

 

MUSEUS

Na região do Central Park você encontra dois grandes Museus: O MET – Metropolitan Museum of Art e o icônico American Museum of Natural History. Dois diferentes museus, cada um com sua particularidade e que trazem atrações para a família inteira. O MET é um dos maiores museus de arte do mundo e é um ponto cultural obrigatório da cidade. O Museu de História Natural por sua vez, foi cenário da trilogia “Uma Noite no Museu”  e conta com um acervo incrível.

 

Museu de História Natural

Museu de História Natural

 

Onde Comer

O Central Park possui vários pontos de alimentação para todos os gostos. Hot Dog, Waffles Pretzels estão entre as delícias engordativas do parque. Mas se você quiser fazer uma refeição completa, não deixe de visitar o restaurante do Loeb Boathouse, onde poderá comer na varanda com uma incrível vista do lago. Mas prepare-se, pois o restaurante é bem concorrido. Reserve com antecedência pelo site.

 

Não deixe de conhecer esse lugar fantástico e conte-nos tudo depois hein? Se você já conhece e tem alguma outra dica para dar, escreva pra gente!

Até o próximo post!

 

Posts Relacionados

Viajando com pouca grana: New York

Carlo’s Bakery, a doceria do “Cake Boss”

Como tirar o Visto Americano

04 Hamburguerias Imperdíveis em NY