Dicas de viagem

Como tirar seu Passaporte Brasileiro

Se tem um item que é indispensável na bagagem de todo bom viajante, esse item é o Passaporte. Veja um passo a passo de como tirar esse documento tão importante para suas viagens.

Burocrático ou não, o passaporte é o primeiro item que você deve pensar quando está programando uma viagem internacional. Você vai precisar preencher alguns formulários e apresentar alguns documentos, além de ter que comparecer no posto da Polícia Federal. De fato é bem chatinho, mas não é difícil. Lembre-se, é um documento essencial para você viajar para fora do Brasil. (Com exceção de alguns países da America do Sul).

Se você já o possui, atente-se à data de validade que é impressa na página da foto. Alguns países exigem que essa data seja de no mínimo seis meses além do período de permanência no mesmo. Se não for o caso, é hora de solicitar um novo documento. Os novos passaportes estão sendo emitidos com validade de 10 anos (para maiores de 18 anos).

Obs: O passaporte não é prorrogado e, portanto, não é renovado. Sempre que vencer, o processo deve ser feito novamente para a emissão de um novo documento.

 

Documentos Necessários

Primeiramente, separe alguns documentos que serão solicitados. São eles:

  • Documento de Identidade (para maiores de 12 anos): RG, carteira funcional, carteira de identidade militar, passaporte anterior, CNH ou carteira de trabalho.
  • Documento de identidade (para menores de 12 anos): Poderá apresentar a certidão de nascimento, caso não possua o documento de identidade.
  • CPF: Para maiores  de 18 anos, apresentar qualquer documento que tenha este número. Ex: carteira de identidade, CNH e etc. Para menores de 18 anos, poderá apresentar o CPF do responsável nas mesmas condições.
  • Crianças abaixo de 3 anos: Apresentar uma fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida e em fundo branco.
  • Alteração de nome: Se a pessoa já teve o nome alterado por algum motivo (casamento, divórcio, decisão judicial etc), deverá apresentar documento comprobatório. (Ex: certidão de casamento, divórcio, certidão de nascimento com averbação da alteração do nome e etc.)
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve): Caso não possua esses comprovantes, será necessária a apresentação certidão de quitação eleitoral, emitida pelo site do TSE , ou justificativa eleitoral.
  • Para Homens: Documento de quitação com o serviço militar, para requerentes de 19 até 45 anos.
  • Certificado de Naturalização para os Naturalizados.
  • Comprovante de pagamento da taxa do passaporte (R$ 257,25 para os novos passaportes com validade de 10 anos). (o boleto para pagamento será emitido ao final do preenchimento do formulário)
  • Passaporte anterior: Se o mesmo foi perdido ou roubado, o requerente deverá preencher e apresentar a  Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem

 

Passo a Passo

Você deverá acessar o site da Polícia Federal, e clicar em emissão do passaporte para preencher o formulário de solicitação. É bem simples, mas eles oferecem uma página de dúvidas, caso haja alguma.

 

Fonte: www.pf.gov.br

Fonte: www.pf.gov.br

 

Fonte: www.pf.gov.br

Fonte: www.pf.gov.br

Após o preenchimento do formulário com todos os dados do requerente (esses dados você encontra nos documentos listados acima, por isso a importância de providenciar tudo antes de iniciar o processo de preenchimento), o sistema vai gerar um boleto de recolhimento da GRU (Guia de Recolhimento da União). Você deverá fazer o pagamento dessa guia em qualquer agência bancária e após o processamento desse pagamento, você poderá acessar o site novamente para fazer o agendamento da entrevista no posto da PF escolhido. Imprima o boleto e o protocolo gerado pelo site.

No dia da entrevista, leve o protocolo e todos os documentos originais juntamente com uma cópia simples para não ter problemas. O seu novo documento ficará pronto em no máximo 6 dias úteis, e fica disponível para retirada em até 90 dias da data da emissão.

Se você se enquadrar em alguma outra situação, acesse o site da Polícia Federal, na sessão de dúvidas frequentes. Lá você encontra todas as informações sobre qualquer situação que possa acontecer ao longo desse processo.

É isso gente! Não é um processo difícil, mas é uma etapa crucial para o planejamento de sua viagem ao exterior.

Com o passaporte em mãos, o mundo vai ficar pequeno para você não é mesmo ?

Até o próximo post.


Fonte: Polícia Federal