Austrália, Inspire-se

5 coisas que aprendemos morando na Austrália

Morar fora do seu país é um desafio diário e isso gera uma mudança profunda na pessoa que você é. Confira 5 coisas que aprendemos e consequentemente geraram uma grande mudança na nossa maneira de ser e pensar após somente 1 ano morando na Austrália.

1 – Viver somente com o essencial

Aquela ilusão de que você precisa do carro mais bonito e completo, do sapato mais caro, da roupa da moda ou até mesmo da casa gigante e luxuosa já caiu por terra… Desde que chegamos na Austrália com 4 malas para recomeçar a nossa vida, percebemos que podemos viver somente com o essencial. Os dois guarda-roupas de 4 portas cada, com várias roupas que não usávamos e dezenas de sapatos, deu lugar a um guarda-roupas único, dividido entre nós dois, com 2 pares de chinelo e 2 pares de tênis pra cada! A nossa casa de 3 quartos deu lugar a uma kitnet com um quarto e super aconchegante. O carro do ano deu lugar ao IVO, um carro de 17 anos, sem luxo nenhum, pequeno e barulhento, mas que nos leva a todos os lugares que precisamos por aqui. Desde então, passamos a ir atrás somente das coisas que realmente serão de grande utilidade para nós, seja em nossas viagens ou em nosso dia a dia.

 

IVO 🙂

 

 

Nosso primeiro Apê na Austrália

 

2 – Todo trabalho é digno

A primeira coisa que aprendemos foi que não importa o trabalho que você faça, aqui na Austrália ele é digno. Aqui, o trabalhador de obra come no mesmo restaurante que o executivo e ninguém olha torto pra ele só porque ele está usando as roupas sujas de trabalho… Aqui, uma garçonete pode ter um carro tão bom quanto um trabalhador de multinacional…. O cleaner tem condições de morar no mesmo prédio de um médico… Qualquer trabalho que você exerça te dá condições de ter uma vida digna, de ter um bom carro, de ter uma casa pra morar e ter sempre comida na mesa. A igualdade social faz com que isso aconteça tão naturalmente aqui na Austrália, e consequentemente as pessoas não tem vergonha e limitação nenhuma com relação ao trabalho que elas exercem.

 

 

Um trabalhador nas ruas de Brisbane

 

3 – Viver fora da zona de conforto é muito mais gratificante

Nós tínhamos a nossa vida completamente estruturada no Brasil. A idéia de largar tudo para viver em um país totalmente desconhecido e diferente nos deixou aterrorizados no começo. Mas o que adianta viver tendo a falsa impressão de tranquilidade dentro da sua zona de conforto? É muito mais fácil dizer “ah, eu não sou feliz no meu emprego mas pelo menos eu tenho um emprego” e viver esperando ansiosamente pela sexta-feira do que pensar em passar perrengue, viver novas aventuras e conhecer lugares novos não é mesmo? Afinal, essa transição não é fácil e muito menos tranquila, mas posso dizer que desde que tomamos essa decisão de morar na Austrália, muitas coisas boas aconteceram. É como eu sempre digo: A vida acontece quando você se joga! E acontece mesmo! A vida é muito mais legal fora da sua zona de conforto.

 

Viver dentro da zona de conforto não está com nada!

 

4 – Confiar na palavra das pessoas

Quando algum Australiano te der a sua palavra, pode confiar. Não podemos generalizar, mas a grande maioria dos Australianos com quem convivemos durante esse ano foi bem leal. Quando alguém aqui vai vender um carro, se ele não está muito bom ou precisando de um serviço, você logo verá essas observações no anuncio de venda do mesmo. Aqui ninguém vai mentir sobre a boa condição de alguma coisa que está vendendo. Outra coisa legal é que você não precisa ficar reconhecendo firma da sua assinatura em documentos importantes (como um documento de transferência de um veículo por exemplo, ou um contrato de aluguel). A pessoa assinou e acabou. São diversas coisas que nos surpreendemos desde o dia em que chegamos aqui e durante todo esse ano que estamos aqui, aprendemos a confiar muito mais no que as pessoas falam, porque aqui eles não querem te passar pra trás.

 

Aqui não tem tanta burocracia

 

5 – Apreciar a natureza

Isso aprendemos muito bem. Escolhemos morar em cidade pequena justamente para poder viver perto da natureza. Praias paradisíacas, muito verde, sunsets incríveis, cangurus e koalas passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Aprendemos a dar valor a um dia fora de casa na praia, a picnics no parque, exercício físico ao ar livre… Assistir ao por do sol virou programa obrigatório sempre que estamos livres, e olha que já presenciamos um sunset mais lindo do que o outro por aqui… Esse tipo de coisa não fazia parte do nosso dia a dia, vivendo em cidade grande e passando horas dentro de um escritório.

 

Eu e um Red Kangaroo

 

 

Baby Koala 🙂

 

 

Um por do sol mais lindo que o outro

 

 

 

E você, mora na Austrália? Aprendeu alguma coisa pra enriquecer o seu dia a dia? Conta pra gente! Vamos adorar saber.

 

Até o próximo post!

 

 

 

Posts Relacionados

Chegamos na Austrália

Trabalho na Austrália

Road Trip na Austrália: de Sydney até Melbourne

Saímos em busca de Cangurus