Austrália, Curiosidades

Compramos um Carro

Você acha que comprar um carro fora do Brasil é muito complicado? Confira como foi a compra do nosso aqui na Austrália! Você vai se supreender!

Antes de chegar na Austrália, não tínhamos intenção de comprar carro. Primeiro porque não sabíamos como seria, se teria muita burocracia e se era muito caro. Também porque o transporte público aqui funciona muito bem. Depois que começamos a pesquisar preços e procedimentos, percebemos que um carro iria facilitar muito a nossa vida, e não iríamos pagar muito por ele. Fizemos os cálculos e descobrimos que iriamos gastar ainda menos do que se andássemos somente de ônibus.

Foi aí que encontramos o Ivo! Sim ele tem nome, e foi batizado devido à sua placa de identificação (rsrsrs) . Um pequeno carro fabricado no ano 2000 na Malásia, de 4 cilindros, duas portas, motor 1.3 e uma cor vibrante que dá pra ver de longe… o melhor de tudo é que pagamos AU$ 1.600,00 por ele! Mas como podemos saber que fizemos uma boa compra mesmo?

 

Como procurar?

Existem vários sites de compra e venda de veículos usados aqui na Austrália, mas o maior e mais procurado é o Gumtree.com.au . É um dos mais tradicionais sites de itens usados do país. Todos os dias, milhares de anúncios de produtos e veículos são publicados e os negócios vão sendo realizados a medida que o tempo passa.

Primeiramente, o mais importante de tudo é que você precisa procurar veículos que estejam com o registro pago e o RWC em dia. Mas o que é RWC?

Roadworthy Certificate é uma espécie de certificado que atesta que o carro está em boas condições de uso e que foi revisado a pouco tempo atrás. Esse certificado é emitido por um mecânico qualificado, e por ser um documento original do governo do estado, não pode ser falsificado ou adulterado.

O bom de tudo isso é que você adquire um carro e tem a certeza que o antigo dono fez a inspeção necessária e que o veículo está em boas condições de uso. Dá pra confiar né?

Esse documento é obrigatório para as transações de compra e venda de veículos automotivos e sem ele você não consegue transferir o carro para o seu nome.

É importante observar também se o registro do veículo está em dia. O registro é como se fosse o nosso IPVA no Brasil, mas você pode escolher se quer pagar por 6 ou 12 meses. Se o registro já estiver pago, observe a data de vencimento desse registro. O valor depende muito do carro, mas gira em torno de AU$ 700,00 por ano para carros mais baratos como o nosso. Se não estiver pago, é bom incluir esse valor ao valor final do carro para avaliar se está pagando um valor justo ou não, pois se esse registro não estiver em dia, você não pode sair na rua com seu carro e o controle aqui é bem rígido.

 

Documentos necessários para a transferência

Para adquirir um carro no Estado de Queensland, na Austrália (estado que moramos atualmente), você precisa de alguns documentos:

  • RWC – (Roadworthy Certificate), emitido por um mecânico credenciado.
  • Formulário preenchido e assinado pelo comprador e vendedor. Você encontra esse formulário no site do Departamento de Transportes de Queensland.
  • Passaporte original, para comprovação de identidade
  • Algum outro documento que comprove sua identidade, como por exemplo, cartão de banco, carteirinha de estudante emitida na Austrália, caso você seja estudante. Nesse caso você precisa apresentar 2 documentos desse tipo. Nós apresentamos somente o passaporte e dois cartões de banco. Um do banco aqui da Austrália, e outro do Brasil.
  • Comprovante de endereço: Para comprovar sua residencia, você precisa fornecer algum documento recebido via Post. (Pode ser conta de telefone, água, luz ou até mesmo um extrato do banco em que você abriu conta, e o papel do Tax File Number, seu número de controle para emprego e desconto de imposto. de renda.
  • Formulário de cadastro preenchido e assinado pelo adquirente do veículo. Esse formulário é necessário pois, como na maioria das vezes quando as pessoas chegam na Austrália, elas não tem nenhum cadastro com o departamento de transporte, e esse cadastro é necessário para a transferência.

O valor da transferência depende do valor de compra e venda declarado. No nosso caso pagamos AU$ 58,00.

 

É isso galera! No final das contas achamos que valeu a pena comprar um carro aqui. Facilita muito a nossa vida e como vocês puderam ver, é super acessível!

Vocês já compraram um carro na Austrália ou em algum outro país? Conta pra gente como foi sua experiência!!! Adoraríamos saber as diferenças entre os países!!

 

 

Até o próximo post!

 

Posts Relacionados

Chegamos na Austrália

Abrindo conta em Banco na Austrália

Experimentando comidas tradicionais da Austrália

Nossa primeira compra no Supermercado